APRECIAÇÃO CRÍTICA DO ESPETÁCULO (FRAGMENTO) "CATADORES DE SONHOS"
Por Massuel Bernardi*
Orientação de Lígia Tourinho
Por Massuel Bernardi*
Orientação de Lígia Tourinho
"CATADORES DE SONHOS" se trata de um ensaio aberto de um fragmento de um espetáculo ainda em fase de construção. Mesmo assim, é fascinante em conteúdo, forma e caminho de pesquisa. Desde o seu título, mostra a obstinação, a mobilização e, ainda mais presente, a busca incessante e tão cheia de atributos inusitados para chegar ao que se almeja para uma vida que atenda aos seus, aos meus e aos nossos objetivos/ SONHOS!
O grupo não partiu de uma dramaturgia já existente, o texto que é apresentado, também faz parte da pesquisa que o grupo mobilizou. Preponderantemente épico e com inserções líricas, eles contam histórias de pessoas e seus percursos vitais na busca dos seus próprios sonhos. O conteúdo das histórias é complementado pelos gestos e, na maneira com que os objetos são utilizados. Também nas cenas paralelas que se intercalam nas mudanças de foco, auxiliadas pela iluminação que traz, na maior parte do tempo, uma penumbra que fortalece o tom onírico.
A concepção e direção são primorosas. A presença dos músicos, a utilização de cabos que trazem pessoas penduradas, os tons coloridos da iluminação, o conteúdo dos vídeos, e a presença cênica dos atores/bailarinos trazem uma riqueza imensa que faz cada espectador tirar as suas próprias conclusões sobre o que é "catar um sonho", ou mesmo identificar algum momento da sua vida onde já se percebeu na mesma situação.
De uma maneira muito bem utilizada, os movimentos ficam evidentes como resultado, isto é, mesmo que ainda em processo, se trata de uma pesquisa bem fundamentada na proposta do grupo.
Os objetos são muito bem utilizados, passando a fazer parte da história que é contada. As imagens e os vídeos, que também são utilizados na proposta inovadora e fragmentada que o "contemporâneo" nos indica, fortalecem o tom onírico que permeia o que é visto do início até o final.
As músicas movem os atores e também o público a mergulhar e fazer parte das cenas, intervenções musicais gravadas, a escolha da sonoplastia coube muito bem para o clima de cada cena/momento cênico. modificando o ambiente por completo. Com instrumentos muito bem escolhidos e
Os figurinos não trazem nenhuma grande informação, mas apontam uma boa saída para enxugar o que poderia ficar exagerado através de cores neutras, conteúdo simples efuncionais. Não mais do que a proposta pede.
O trabalho de pesquisa do grupo está num caminho muito interessante pela riqueza e sinalização de todos os elementos utilizados. Tudo ali contribui para a realização de um trabalho condizente ao tema e a proposta. É sobretudo um trabalho artístico que cumpre o seu papel com a própria arte que é capaz de modificar a quem assistir.
* Massuel Bernardi é aluno do curso de Bacharelado em Dança da UFRJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário